quinta-feira, 28 de outubro de 2010

FRUTAS DA BAHIA


“Se tivesse de escolher o objeto mais amável da natureza seria uma fruta”
Abacaxi, abacate, araçá, amendoim, banana, cajá, caju, coco, dendê, fruta pão, fruta do conde ou pinha, goiaba, jaca, jabuticaba, jambo, jenipapo, laranja (três tipos, de umbigo, da terra e seleta), laranja lima, limão, maracujá, mamão, mangaba, manga (vários tipos), melancia, melão, mucugê, ouricuri, pitanga, sapoti, tamarindo, umbú.banana de S.Thomé, da terra, de Angola.
FRUTAS IMPORTADAS DE OUTRAS REGIÕES BRASILEIRAS (as mais conhecidas)
Ameixa, amora, amêndoa, kaki, cereja, figo, graviola, groselha, maça, morango, pêra, romã, tâmara, tangerina, uva. Já temos o cultivo de uva, maça, romã, graviola.
LEGUMES - HOSTIFRUTIGRANJEIRO
Aipim, abóbora, batata, inhame, batata do reino, batata doce, berinjela, pepino, jiló, maxixe, chuchu, quiabo, tomate, pimentão, pimenta, repolho, coentro, salsa, hortelã, cebolinha, couve flor, brócolis, mangiricão, cebola.
Relação de Peixes do nosso mar: cavala, bejupira, pampro, dourado, olho de boi, agulhão, xaréo, cação, arraia, garoupa, mero, pititinga. sardinha, curvina, vários tipos de marisco.
Armadilha para peixe: rede, linha, mazuá, cofó, grozeira, armadilha funil.
AS PROPRIEDADES DE CERTAS FRUTAS
“Como laxativas temos: laranja, figo, tamarindo, ameixa, amora, tâmara e tangerina.
Como adstringentes temos: romã, marmelo, pêra, cereja e groselha.
Como diuréticas temos: morango, uva, melancia e melão.
Como sedativas do estômago temos: limão, lima, maçã. As laranjas servidas pela manhã em jejum, servem como laxante e purgativo forte.
As romãs são adstringentes e curam inflamações da garganta e das amígdalas; a casca da fruta e sua raiz podem fazer um chá e gargarejar. É um bom anti inflamatório.
Os figos, abertos ao meio, constituem uma cataplasma para cura de queimaduras e pequenos abcessos. Os morangos e os limões, aplicados localmente, servem para tirar o tártaro dos dentes. As maçãs são correções para náusea, aliviam imediatamente. As amêndoas contêm ácido hidrocarbonato que é útil nas tosses simples.”
(Fonte de pesquisa no livro: “Álbum Popular Brasileiro” – autor: Afonso Costa – págs.274)
É BOM SABER O QUE DIZ ABAIXO:
 "As primeiras laranjas da Califórnia são baianas. Mandadas do Brasil algumas mudas em 1830. Por um americano, possivelmente do Consulado Americano, radicado na Bahia neste período. Essas mudas foram cultivadas na estufa do jardim público do Capitólio e daí seguiram para a Califórnia por ser o clima parecido com o Brasil, principalmente à Bahia. As mudas foram selecionadas, tratadas com cuidados especiais, essas árvores cresceram, frutificaram e multiplicaram-se tão assombrosamente que constituem hoje uma fonte de renda e riqueza para o Estado da Califórnia. É triste pensar que a Bahia tivesse no solo essa fortuna e que seria dela, o país seria mais promissor. Como também existem nas Ilhas Malásia, colônias inglesas, cultivo em grandes extensões de terras plantas do Brasil, chamadas "árvores da borracha" desenvolveram maravilhosamente as culturas. É mais uma fortuna que o Brasil do Império deixou sair de regiões brasileiras e não souberam cultivar o que nasceu por acaso."
(trecho do livro: "Correio da Roça" autor: Júlia Lopes de Almeida - publicado em 1913)
"Em 1798 a maior cultura de laranja, fora a de D. Rita Campello, morava em Brotas e era proprietária da chácara e de lindíssimo Solar. Anos depois, passou para o exército brasileiro atual Hospital Militar."(Fonte do livro "A Margem da História da Bahia" - autor Francisco Borges de Barros.)
NOTA DO PESQUISADOR:  Na época do Brasil Império a Bahia teve os Consulados Inglês e americano como parceiros comerciais de grandes importâncias. Residiam aquí muitos ingleses comerciantes o que seria normal o envio de mudas para os seus países. Houve a tentativa do Imperador D. Pedro II em enviar mudas de várias frutas para Portugal e suas colônias, mas não deram certo. Havia a viajem longa, causava deterioração e clima inadequado.

Trabalho de pesquisa – Álvaro B. Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário