sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

BICO DE PENA

 Fazendo pesquisa no Arquivo Público do Estado da Bahia, encontre um documento manuscrito de compromisso com data de 1684, original, solicitação ao El- Rei de Portugal D. Manoel para constituir a Irmandade de São Benedito na matriz da Igreja da Conceição da Praia, nesta cidade. Pedido dos devotos. Com muita admiração reparei a beleza da caligrafia em bico de pena, escrita perfeita com arte, precisa de qualidade em cima do papel grosso da época. Feita com instrumento simples e rude na Idade Média. Não há comparação com a escrita do profissional liberal e do estudante de hoje. Penso que perdeu-se o gosto para a escrita à mão pra dar lugar ao computador de memória que os jovens recorrem como sendo o elemento manual. Os tempos mudaram e a perfeição esquecida. A bela da caligrafia não mais existe.Hoje, com o avanço da tecnologia em informática o professor perdeu espaço na sala de aula. O aluno recorre mais ao compuador do que os bons livros de ensino. E assim, perde o educador o incentivo de ensinar o que é uma arte universal. Não sou professor, mas os livros ensinaram-me a ler, escrever, falar e raciocinar no decorrer dos anos. Tenho com os livros amizade inseparável e o computador uma ferramenta da comunicação.

 N.B.: A pena de ave, possivelmente de ganso ou de pássaro grande serviram para a escrita. “molhava o bico da pena no tinteiro e aplicava a caligrafia no papel.”
 “A escrita representa um meio universal de comunicação e caligrafar significa estar atento às regras de beleza e harmonia que governam a forma das letras.”(internet-Net)
Sem a escrita não se forma palavras.

 Pesquisa de Álvaro B. Marques SSA,24.12.2012.

 .

Álvaro B. Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário