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“Capoeira, espécie de esporte semelhante a uma luta; movimentos rápidos com o corpo e as pernas, tendo as mãos como apoio-rasteira.
Os escravos africanos foi quem trouxeram essa modalidade de esporte para o nosso país. Vindo de Angola, mas como ato de simulação, escondendo, por trás deles os verdadeiros intuitos dos seus companheiros de se adestrarem para a luta, para o que der e vier. Como eles mesmos diziam. Os negros de Angola já vinham senhores de sua agilidade, de sua força física, posta a prova em mais de uma revolta, em mais de um conflito, em mais de um incidente. Nas ruas das grandes cidades, como Rio de Janeiro, Recife e Salvador.
Logo após a proclamação da República, o primeiro chefe de Policia do governo provisório, Sampaio Ferraz decidiu acabar com o império das capoeiras: Fora mais fácil acabar com o outro, o Pedro II.
Tinham várias turmas, chamados: Os grandes condutores de malta-guiamus e Nagôs; orgulhavam-se de seus golpes rápidos e decisivos. Os manducas da praia e os bocas-queimadas. Tinham adeptos fervorosos e ilustres da capoeira, aqui e no recôncavo baiano.”
“Os grandes capoeiristas de 1957 em Salvador
Juvenal – Chame-chame.
Pastinha – no Pelourinho
Canjiquinha – na Secretaria do Turismo.
Mestre Bimba – no alto de Amaralina.
Waldemar – no Corta-braço, Liberdade.”
“ Berimbau – Instrumento que produz sonoridade – com uma vareta roliça, em forma de arco, nas extremidades fixa uma linha de aço ou arame liso, no tamanho desejado. O tocador vibra no fio do arco, usando também uma velha moeda de cobre, aproximando e afastando, em ritmo, a cabaça da barriga. Com esses movimentos sai os sons, coordenados com pandeiro, caxixi, reco-reco. Forma a orquestra do jogo da capoeira e ritmos diversos. Acompanhado de letras musicas dos presentes.”
“Há várias modalidades na capoeira, chamadas: Angola, Angolinha, (variação da primeira), São Bento, São Bento Grande, Jogo de Dentro, Jogo de Fora, Santa Maria, Conceição da Praia, A Salva(salva saudação), Senhor do Bonfim.
A capoeira de Angola me parece a mais pura das formas de capoeira, podendo servir de paradigma a analise.
Nome dos golpes.
Rasteira – rabo de arraia.
Bananeira – meia lua
Tesoura – chapa de pé
Chibata arenada
Cabeçada com aú (salto mortal)
Dedo nos olhos, tronco de pescoço.
Condenáveis.
Dedo nos olhos, tronco pescoço, chibata, bananeira, rabo de arraia, meia-lua rápida, balão.
Golpes de capoeira adotados por cada mestre.
Bimba (Manoel dos Reis Machado), duas de frente, arenada, quebra de cocorinha, negativa, saída de aú, dois martelos, benção, dois godemes, galopante, arrastão, arpão de cabeça, joelhada, meia-lua de compasso, vingativa, saída de role, banda de costa, asfixiante, banda traçada, cintura desprezada, tesoura, balão cinturado, balão de lado, cutilada, cutilada alta, açoite de braço, bochecho, quebra-pescoço, cruz, quabra-mão.”
Pastinha ( Vicente Ferreira Pastinha )
“Cabeçada, rasteira, rabo de arraia, chapa de frente, chapa de costa, meia-lua, cintilada de mão.”
Fonte extraída do livro: “ Bahia Cidade Feitiço “ autor: Carlos Torres, imp. 1957.
Narrativa de Caribé no seu livro: "Jogo de Capoeira"
"O Berimbau é que dita o jogo da Capoeira. Se toca São bento Grande é jogo ligeiro, vistoso. Se toca o Benguela é jogo de dentro com faca. Se é Santa Maria é jogo de baixo, lento, em que os camaradas se enroscam como minhocas ao rez do chão,sem juntas, caindo docemente, como se fossem de algodão. Se é São Bento pequeno, a luta é quase um samba. O canto variam o tema conforme o Mestre de Canto da Capoeira."
UMA HISTÓRIA DE CAPOEIRA NA BAHIA.
“N a noite de 22 de fevereiro de 1883, o soldado de policia José Raimundo de Souza, estando de patrulha na Baixa dos Sapateiros, foi prender o estivador de nome Celestino, autor de um grande conflito naquela rua, recebendo do mesmo uma cabeçada que lhe causou a morte instantânea, sem tempo para levar ao hospital”.
Note Bem: A narrativa acima é um registro de uma ocorrência policial naquela data, assinado pelo oficial do dia.
Fonte extraída do livro: “ Notícias sobre a Polícia Militar da Bahia no século XIX” autor: Major Oséias Moreira de Araújo. – Imp. Oficial da Bahia – 1949.
Cópia do original.
TRABALHO DE PESQUISA:
NOTA DO PESQUISADOR: A capoeira na Bahia até o final do século XIX era proibida por Lei Municipal, depois houve decreto desfazendo. Por achar que era uma dança-luta do negro. Hoje é amparada e difundida no mundo como uma atração esportiva folclorista. Existem várias escolas estrangeiras ensinando a nossa regional capoeira. Da Bahia para o mundo, cresceu um legado dos nossos ancestrais para a contemporaneidade, devemos preservar.
Álvaro B. Marques
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